segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Opinião - O caso Eloá

O caso Eloá, me trouxe de volta os erros já cometidos pela imprensa em outros casos. Além da polícia despreparada de São Paulo, do Brasil inteiro, culpo a mídia sim pela estandardização do problema. O que Lindeberg fez não tem perdão, mas este caso tomou proporções muito maiores pela cobertura desenfreada da imprensa brasileira.

Casos como este já veio à tona em outras épocas. Na década de 90, um dos exemplos clássicos aconteceu com o ex-presidente Fernando Collor, onde a imprensa se aproveitou da corrupção para ridicularizar o político da forma mais brutal possível. Até dizer que o cara aplicava cocaína com supositório no ânus foi falado. O que Fernando Collor, expulso do poder fez com o povo brasileiro, também não merece perdão, mas querer vender notícia a partir de fatos que fogem ao assunto em questão é minimamente vergonhoso.

Quando a imprensa descobriu que um jovem ciumento, o Lindemberg pegou uma arma e segurou a ex-namorada em seu apartamento em Santo André, foram chuvas de informações sem sentido. Volto a afirmar que o resultado deste seqüestro seria outro, caso Lindemberg não se sentisse tão acuado, tão pressionado e se sentindo a nova celebridade brasileira. Eu não tenho bola de cristal para prever nada, mas o que poderia ser apenas uma ameaça, uma ceninha de um cara desequilibrado por conta da dor de cotovelo, se tornou numa tragédia.

O cúmulo desta série de erros jornalísticos foi Sônia Abrão colocar o garoto para falar ao vivo do cativeiro pelo seu celular no programa dela.

Com tudo isso, a polícia já estava se sentindo ridicularizada, pois o caso já tinha virado uma novela e estavam na obrigação de “dar um jeito” neste seqüestro. O resultado foi uma invasão despreparada, sem o mínimo planejamento, que resultou em tiros para todos os lados.

Que o Brasil é fraco em tecnologia, todo mundo já sabe, mas um vizinho de Eloá disse que os policiais do Gate colocaram um copo na parede para escutar as conversas do outro lado. Esta cena remeteu as brincadeiras da minha infância, chega a ser engraçado.

O seqüestro acabou com a morte de Eloá e sua amiga (refém libertada que voltou a ser refém) ferida e Lindemberg arrebentado pelos policias e agora preso. Só que este caso gerou outro, descobriu-se que o pai da garota é assassino e foragido da polícia, sopa no mel para os urubus que vivem daquele produto à venda nas bancas de jornais.

Veiculam-se todos os dias, “notícias” da vida pessoal da família. Já não basta o sofrimento da mãe que perdeu a filha adolescente, agora acusam a mesma mãe de ter tido um caso com o enteado, do filho ser de outro pai, da educação errada que a família deu a garota e assim por diante. O caso já está esfriando, logo ninguém mais lembrará, além desta família, já desestruturada. É uma pena. Não quero me sentir parte disso.
* Milena Brasil

sábado, 27 de setembro de 2008

Faculdade da Cidade oferece serviços gratuitos para a comunidade

Inclusão social é meta na Faculdade da Cidade do Salvador, e para antecipar as comemorações do Dia da Responsabilidade Social, acontece amanhã (27), na Praça da Inglaterra e no Edifício Nobre da Faculdade, no Comércio, uma grande programação com atividades educativas e culturais, gratuitas para a comunidade. O evento será de 9h às 15h.
Durante o Dia da Responsabilidade Social, a Instituição de Ensino oferece à comunidade, palestras, orientações jurídicas, oficinas de dança, pintura, bijuterias e reciclagem, bazar de escambo, consultoria em moda, cartilhas educativas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, massoterapia, podólogo, dentista, corte de cabelo, entre outros.
O visitante vai contar também, com apresentações de teatro, música, vídeos educativos, ginástica laboral, Festival Gastronômico, cadastramento para vagas de emprego, senhas para segunda via gratuita de documentos e uma brinquedoteca para fazer a diversão das crianças.
O Dia da Responsabilidade Social é promovido pela Faculdade da Cidade em parceria com o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), Embasa, Secretaria de Segurança Pública e SESI.
Veja a programação completa no endereço abaixo:
Milena Brasil

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Incenso

Eu realmente não queria tocar fogo na casa e morrer queimado por culpa de um simples incenso. Minha mãe fala isso todo dia, e juro que tenho um certo medo só porque ela fala. Na verdade ela odeia incenso, mas isso não foi sempre, houve uma época em que ela curtia e até achava cheirosinho. O motivo pelo qual ela não curte mais eu até que sei, mas acho que ela não deveria culpar o pobre incenso.
Se caso eu realmente tocasse fogo na casa, não seria culpa da merda do incenso e sim do acaso, pois o acaso não submete-se a uma regra lógica, reta, sóbria. Se a casa pegou fogo era porque tinha que pegar e se não fosse o incenso o causador, seria o DVD que ela insiste em tirar da tomada toda hora, sob alegação de gastar energia.
Ok, o Dvd na função "stand by" gasta uma pequena quantidade de energia, mas nada perto ao que se está gastando nesse exato momento com tudo ligado ao mesmo tempo, TV, computador, lâmpadas etc. Nada disso tem tanta importância porque apegar-se nas bobagens é mais legal, enche mais o saco do sujeito que já vive sem saco.

ACÁCIA: Estimula a vitalidade física e a autoconfiança. ALECRIM: Revigorante, proporciona boa saúde.ALFAZEMA: Equilibra as emoções e dá força interior.ALMÍSCAR: Direciona a vontade. Afrodisíaco. AMBAR: Aprimora a sensualidade; Combate à ansiedade.ANIZ: Prosperidade. Afrodisíaco.ARRUDA: Segurança e proteção.BAUNILHA: Energia construtiva. BENJOIN: Desperta a sensibilidade, estimula fé e esperança.CAFÉ: Estimulante, Limpeza.CAMOMILA: Harmonia, Paz, tranqüilidade, sorte. CANELA: Combate à agressividade. Chama dinheiro.CÂNFORA: Contra depressão, debilidade, insônia. CAPIM CHEIROSO: Sorte nos negócios. Chama freguês.CEDRO: Tira o baixo astral, contra negativismo. Afasta o mal.CHOCOLATE: Restaurador de energia, estimulante.CITRONELLA: Repelente.CÔCO: Prosperidade.CRAVO: Afasta sensações de medo; atrai harmonia e vigor. Chama freguês.DAMA DA NOITE: Atração, afeto, atrai o amor. ERVA CIDREIRA: Relaxante.ERVA DOCE: Atração-ProsperidadeESPIRITUAL: Para a elevação das vibrações em locais de meditação.EUCALIPTO: Para sanear e equilibrar as energias do ambiente. FLOR DO CAMPO: Harmonia com a natureza.FLOR DE LARANJEIRA: Alivia a tensões nervosas, auxilia no repouso e sono.FLOR DE LOTUS: Para a expansão da consciência. Superar lembranças negativas.GUINÉ: Contra inveja, mau olhado e olho grande.HORTELÃ: Afasta vibrações negativas.JASMIM: Aumenta a resistência física, combate o Stress. LAVANDA: Abre Caminho.LÍRIO: Afeto, carinho, proteção e sorte.MAÇÃ VERDE: Harmonia, ambiente cheio de paz.MADEIRA DO ORIENTE: Harmonia, dinheiro e amor.MEL: Prosperidade.MIL FLORES: Tira cargas negativas do ambiente.MIRRA: Estimula a intuição. Equilibra os centros psíquicos.MORANGO: Poder amoroso.NOZ MOSCADA: Prosperidade.ÓPIUM: Estimulante, traz compreensão. ORQUÍDEA: Persistência.PATCHOULY: Desenvolve o autocontrole e a objetividade.PÊSSEGO: Energiza o ambiente, traz bons fluídos.PITANGA: Chama dinheiro.RAÍZES: Firmeza, segurança, proteção. RITUAL: Limpeza de ambientes. Anula pensamentos negativos.ROSA: Traz tranqüilidade e lucidez. Estimula romance e afeto.SÂNDALO: Purificador do corpo e da alma. VERBENA: Conforta nos estados de depressão. Ligado à fertilidade feminina.VETIVER: Estimula a circulação dos fluídos vitais. Amparo espiritual.VIOLETA: Elimina efeitos maléficos. Dá auto-estima.YLANG YLANG: Afrodisíaco.
*Leonardo Parente