quarta-feira, 11 de abril de 2007

LEITURA GINASIAL

Lembro-me quando li pela primeira vez o Guerreiro da Paixão, de Márcia Kupstas. Na verdade, foi o primeiro livro que eu li e gostei. O livro que eu li por prazer em um dia apenas. Lançado em 87 e lido por mim no início da década de noventa, quando cursava a quinta serie.

Às vezes canso de minhas leituras tensas, densas e “intelectualóides” e acabo fugindo para as embalagens de shampoo, manteiga, barra de cereal para relaxar, quando não estou a fim de calcular nem um mais um.

Depois de passar a vista por minha biblioteca, observo um livro fininho, em meio a todas aquelas teorias, puxo então Guerreiro da Paixão. Suas páginas já estão amareladas e teu cheiro já é de mofo, lembro como hoje o dia em que o comprei, novinho, na livraria Doce Livro e numa sentada acabei por ler de ponta a ponta.

O Guerreiro da Paixão, fala da história de Zé Carlos, um adolescente de 15 anos, escritor precoce que se apaixona por Rosaura e vive o sabor e dissabor de uma paixão desesperada. Em paralelo a história real de amor do jovem escritor, desenrola-se o romance fictício de Guilherme e Ifigênia que viviam na idade média e sofriam por um amor proibido, contado por Zé Carlos.

Márcia Kupstas é paulista e já lançou mais de 50 livros, entre eles Maldição do Silêncio, Primeiro Beijo, Eu te gosto, você me gosta, Revolução em Mim, entre muitos outros. A escritora nasceu em 1957 e sempre curtiu ler, sua leitura preferida, apesar de escrever livros infanto-juvenil e juvenil era Edgar Allan Poe, D.H. Lawrence, Graham Greene, John Steinbeck, Agatha Christie, Conan Doyle e Ernest Hemingway e mais Stiphen King.
Tenho muita saudade do tempo em que eu não precisava devorar complexidade, um tempo onde a maior catástrofe que poderia acontecer era repetir o ano, bons tempos.

* Leonardo Parente

3 comentários:

Anônimo disse...

Se você for tão gostoso quanto seu texto, está perfeito! Queria te conhecer!

Anônimo disse...

Léo,

Agora vc me fez lembrar o tempo em que lia bula de remédio, embalagem de xampu, de margarina, de milho verde.. Sério.. Até hj sei a composição de alguns desses produtos. Ler é um vício, principalmente qdo não precisamos nos preocupar em passar de ano

Anônimo disse...

vai toma no cu